Translate this Page

Rating: 2.4/5 (389 votos)

ONLINE
1




Partilhe este Site...




Historias e curiosidades sobre perfume
Historias e curiosidades sobre perfume

1ª A França é considerada o berço da perfumaria, sendo Grasse o centro da cultura de flores e Paris o centro da industria de perfumes.

2ª O primeiro museu olfactivo do mundo, foi criado em 1990 por Jean Kerleo, um famoso "nariz" e fica em Versalhes na França.

3ª A paixão pelos perfumes, atingiu seu auge nas cortes francesas no seculo XVIII quando Luis XV, decretou que para cada dia da semana, deveria haver uma fragrancia diferente na corte. Madame Pompadour (1721-1764) teria gasto o equivalente a RS 300.000,00 em perfumes.

4ª Arqueologos que abriram o túmulo do faraó Tutankhamon em 1922 encontratam vasos com óleo perfumado conhecido como Kiphi. Após 3.300 anos, traços do aroma ainda puderam ser detetados.

5ª O ano de 1900, representou o auge no comércio do óleo de almíscar (musk), quando cerca de 1.400kg de óleo foram coletados, causando a morte de 50.000 animais.

6ª Atualmente, o comércio mundial de óleo de almíscar natural é limitadodo a 300kg por ano, o que ainda representa a morte para alguns milhares de veados almiscareiros.

7ª O óleo de jasmim natural, custa cerca de R$ 6.000,00 por quilograma e, para ser obtido, são necessárias oito milhões de flores. A mesma quantidade de fragrancia artificial, chega a  custar  R$ 6,00.

8ª É famosa a carta que Napoleão escreveu a Josefina dois meses antes de retornar da campanha da Rússia: "Pare de tomar banho! Estou voltando!"

9ª O profeta fundador do islamismo, Maomé, acreditava no poder dos perfumes, e segundo dizem, teria afirmado certa vez: "Três coisas são importantes para mim na Terra: mulheres, perfumes e orações." Numa outra ocasião, teria dito: "O perfume é o alimento que nutre meus pensamentos."

10ª Você sabia que existem mais de cinco mil tipos de rosas espalhadas pelo mundo e, que ela é considerada a rainha das flores? Para extrairmos 1kg de óleo essencial de rosas, necessitamos de 3.000kg de flores.

11ª De onde imagina que vem a baunilha, tão utilizada na industria de alimantos e cosméticos? Resposta: Das bagas de vanilla planifonia, uma especie de orquídea bela e sensual, das américas central e sul. Talvez por isso, a baunilha seja considerada afrodisíaca.

12ª Porque será que o mesmo perfume tem comportamento e fixação diversa em diferentes pessoas? Resposta: pelas características próprias de cada individuo: tipo de pele (combinação química do perfume com a química da pessoa), acidez, suor, alimentação e higiene, quantidade de perfume que põe, locais onde põe o perfume, local e ambiente de trabalho, mais ou menos esforçado, remédios que toma, local geográfico onde vive, porque até o clima pode modificar a fixação do perfume.

13ª Muitas pessoas que usam o mesmo perfume por muito tempo, costumam dizer que o produto já não é mais o mesmo, que ficou mais fraco, menos fixante, pondo em dúvida a qualidade do perfume. Na verdade isso acontece por causa de um fenómeno conhecido por saturação olfativa ou acomodação olfativa, ou ainda percepção olfativa. Está comprovado que com o passar do tempo, as pessoas vão-se habituando com os cheiros do  dia-a-dia e passam a não percebê-los mais. Por isso se tem a nítida impressão de que o perfume está mais fraco.

14ª Sabia que o famoso fixador usado em perfumes não passa duma lenda? Na realidade existem notas ou famílias olfativas que duram mais tempo, são menos voláteis e aumentam a fixação dos perfumes, mas na verdade são parte integrante da sua composição. Normalmente as notas de fundo, lentas e pesadas têm essa característica.

15ª O óleo essencial de canela ou cinnamomu é extraido da casca da arvore, das folhas e dos seus frutos. Além do vasto uso culinário, a canela, o cravo da Índia e várias pimentas, é muito utilizada na composição de alguns perfumes, em particular os especiados.

15ª É curioso saber que as flores do Ylang ylang, devem ser colhidas no raiar dia e postas a secar imediatamente, para que seu óleo essencial tenha boa qualidade. Esse óleo é utiluzado em muitos perfumes famosos como o chanel 5; Basta uma gota de  óleo essencial de ylang ylang no travesseiro para harmonizar o sono. Talvez por isso, questionada por um repórter sobre o que utilizava para dormir a celebre Marilyn Monroe respondeu: "Apenas duas gotas de Chanel5".

16ª Cléopatra a rainha do Egipto, sabia como ninguém seduzir seus amantes, utilizando-se do poder inebriante dos perfumes. Foi assim com Júlio César e Marco Antonio. Ela untava-se com essências aromáticas da cabeça aos pés e a cada encontro eles ficavam mais e mais apaixonados. Por isso, Cléopatra ficou conhecida como a primeira mulher a usar os perfumes como arma de conquista.

17ª Já ouviu falar em perfume de manteiga? Pois é, a manteiga que se obtém da destilação da flor de íris e que parece uma manteiga normal, só que não é comestível, é uma matéria-prima utilizada em perfumes de extrema delicadeza. Poderiamos dizer, tratar-se da manteiga mais cara do mundo. Um quilograma chega a custar milhares de dólares.

18ª Você sabia que a bergamote,(do turco beg armudi/pêra do príncipe), é uma especie de tangerina (laranja de Tânger), fornece sumo para a confeção de perfumes? Na verdade trata-se de óleo essencial, e esse óleo, possui propriedades terapêuticas cicatrizante, anti-infecionante e expectorante.

19ª A palavra aromaterapia, foi criada nos anos 20 do século passado, pelo químico francês René Gattefossé. O inetressante é o facto de ter surgido em consequência de um acidente, em que o químico ao queimar uma das mãos no laboratório, instintivamente, mergulho-a no primeiro líquido que viu à sua frente. O alívio foi imadiato e a cicratização muita rápida. O líquido era óleo essencial de lavanda. Estava descoberta a aromaterapia.

20ª Quando os óleos essenciais são abundantes nas células de certas madeiras, com o sândalo, cujas raízes e lenho proporcionam quase 61% do seu óleo, o seu aroma matem-se inalterado por muitos anos, mesmo se essas madeiras forem reduzidas a pó posteriormente. Por isso o óleo de sândalo, além de servir para cuirar certas doenças é um excelente fixador para perfumes.

21ª A palavre incenso, deriva do latim "incenssum" (coisa acesa), refere-se a uma mistura de várias resinas aromáticas que eram queimadas como mirra, benjoim, gálbano e opopânace. O incenso propriamente dito, é uma mistura de resinas de várias plantas provenientes da Ásia ocidental tropical.

22ª Com aproximadamente 330kg de folhas secas de patchouli, consegue-se extrair um quilograma de óleo essencial que se obtém por destilação.

23ª Você sabia que Napoleão Bonaparte, mandou confecionar um frasco especial que pudesse ser inserido na bota do seu uniforme militar e que, o enchia de àgua-de-colonia para poder perfumar-se mesmo no campo de batalha? Isso é muita vaidade para aquele tempo hein!!!

24ª Na França do século XVI, o ato de tomar banho lavando todo o corpo com água e sabão, era considerado um luxo, praticado uma vez por ano. Por isso os perfumes que disfarçavam os maos cheiros tinham tanta importância.

25ª Sabia que a casa de perfumes mais antiga do mundo, foi fundada em Londres em 1799, e que seu fundador, o jovem James Atkinsons, começou vendendo de casa em casa uma gordura de urso perfumada de rosa, para fixar os bigodes!?

26ª O conhecido alecrim, da famíia das labíadas, alem de ser um óptimo tempero de carnes, tem um óleo essencial muito utilizado na aromaterapia, bom para combater a hipertensão, fadiga mental, distúrbios nervosos, dores musculares e reumáticas. É estimulante e revigorante. Foi também um dos ingredientes do primeiro perfume alcoólico do mundo, conhecido como água da rainha da Hungria.

27ª Em 1849, com a abertura de um pequeno laboratório em Grasse, na França, o jovem químico Molinard, marcaria o fim da perfumaria artesanal e inauguraria a era da perfumaria industrial.

28ª Na linguagem das flores, as violetas significam, "penso em você e sinto sua falta". Dentre as 400 espécies existentes, apenas de uma, a Viola Odorata, se extrai o óleo essencial para o perfume romântico e feminino que tantao agrada a mulheres maduras. 

 

(continua)

topo